[Resenha] Sementes Esquecidas no Jardim

SEMENTES ESQUECIDAS NO JARDIM

Autor: James Jaworski | Ano: 2016 | Páginas: 288
Editora: Scortecci | Adicione ao Skoob



Olá, queridos!!!

Hoje trago para vocês um livro que li em parceria com a Editora Scortecci e gostei muito! Sementes Esquecidas no Jardim, do autor James Jaworski foi uma grata surpresa para mim e o que me deixa mais satisfeita ainda é quando me deparo com um talento da nossa literatura.

Na história encontramos Jaqueline, uma jovem estudante de direito, de família tradicionalista e que namora Juarez desde sua adolescência. Devido a isso, para seu pai, já é certo o casamento dos dois. 

Porém, agora em uma fase mais madura, Jaqueline é apaixonada por Jack e por isso ela decide terminar com seu antigo namorado e sonha em casar com seu verdadeiro e grande amor.



Só que as coisas não vão ser tão fáceis assim, além da contrariedade de seu pai, que é uma pessoa bastante difícil e para completar alcoólatra, ainda tem outro obstáculo, Juarez que inconformado com a situação, irá atrás de coisas nada boas para ter Jaqueline de volta.

"Certas vezes nos encontramos em situações em que a vida parece nos pregar peças e querer brincar conosco. Move-nos para direções que não queremos seguir, mas que por algum motivo precisamos enfrentar. Algumas coisas podem não fazer sentido para nós em um momento de turbulências, mas fará mais adiante quando tivermos condições de compreender e olhar além do horizonte."

Por outro lado, vamos também acompanhar a história de Marcelo, jovem que durante uma brincadeira na piscina de sua casa, junto com dois amigos, encontram uma garrafinha de cachaça que seria do caseiro. Essa farra feita pelos amigos, acaba em uma tragédia, resultando na morte do rapaz.



Na segunda parte do livro, temos um avanço de 10 anos no tempo e vamos encontrar nossos personagens após seus atos impensados e suas consequências na vida de cada um.

"Agora somente o tempo poderia dizer se ele se recuperaria do seu vício ou se a morte se encarregaria disso. Tinha que recuperar a vontade de lutar, identificar o inimigo e escolher o lado certo da batalha. O tempo costuma curar todas as feridas, mas não consegue fazer tudo sozinho, precisa da vontade do enfermo de querer ser curado."

É incrível como os fatos da vida e nossas escolhas nos levam por destinos distintos e bem traçados, tudo depende somente da escolha de cada um. As situações abordadas nesse livro, são bastante reais e que podem acontecer com qualquer um de nós, ou mesmo, nós conhecemos alguém que já passou por algo semelhante.

A verdade é que fatos podem ocorrer sem nossa interferência, bons ou ruins, mas nossa liberdade de escolha sempre vai estar lá, basta escolher qual caminho tomar. Só não devemos esquecer, é que as consequências também vão estar presentes.



A escrita do autor é bastante sensível e fluída, e cada capítulo começa com uma parábola e eu gostei muito disso. Fui completamente  envolvida por esse cenário.

Não vou dizer que tudo termina como contos de fadas, pois sabemos que na realidade da vida, nem sempre é assim que as coisas acabam. As vidas de nossos personagens, das duas histórias, se entrelaçam com um desfecho para pensar. 

"Com certeza tudo o que acontece tem uma razão muito acima de nossa compreensão."

Gostei muito do livro, de conhecer a escrita do James e principalmente, pelos ensinamentos e reflexões passadas.

Antes de terminar, agradeço pela gentileza do autor em me enviar suas outras obras, as quais terei todo prazer de ler e dividir aqui com vocês.






4 comentários

  1. Maravilhoso. Imagino um bom livro:))

    Bjos
    Votos de um óptimo sábado.

    ResponderExcluir
  2. Que história bonita! Traz para junto de nós questões que passamos na vida! As escolhas que fazemos são primordiais e devemos ser conscientes de que somos os únicos responsáveis por elas, não é? Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Quando comecei a ler a resenha pensei que se tratava de um romance, muito pelo contrário parece ser uma história envolvente e emocionante. Fiquei super curiosa para saber o que acontece 10 anos depois com os personagens. Lá vai mais um pra minha lista 😬
    Parabéns pela foto ficou perfeita com o tom azul e a resenha dispensa comentários 👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Que grata satisfação encontrar esta resenha, que sensibilidade incrível nesta foto e nas palavras carinhosas a respeito do meu livro. Como citou a colega Juliana, não se trata apenas de um simples romance, vai muito além disso. Fico muito feliz que tenhamos espaços como este e pessoas como estas, querida Fê Akemi, que amam a leitura num pais tão carente neste aspecto como o nosso. Parabéns pelo seu trabalho Fê. Muito obrigado, pelo seu carinho.

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!