[Sessão Pipoca] Terra Selvagem


TERRA SELVAGEM
Wind River (Título Original)

Direção: Taylor Sheridan
Gênero: Suspense / Drama
Ano: 2017

Elenco: Jeremy Renner, Elizabeth Olsen, Kelsey Asbille, Jon Bernthal, Julia Jones e outros

Cory (Jeremy Renner), caçador de coiotes e predadores traumatizado pela morte da filha adolescente, encontra o corpo congelado de uma menina em meio ao nada e decide iniciar uma investigação sobre o crime. Ao lado dele está uma agente novata do FBI (Elizabeth Olsen) que desconhece a região.


Em Terra Selvagem vivenciamos um roteiro que busca evidenciar o descaso com o qual o indígena norte americano é tratado, bem como os conflitos sociais existentes num local demasiadamente hostil, em virtude das baixíssimas temperaturas. 

A história gira em torno da investigação do assassinato de uma garota indígena, dentro de uma reserva. Cory Lambert (Jeremy Renner), um caçados da região, descobre o corpo, em meio ao gelo, e alerta a polícia. 



A garota morta era uma grande amiga da filha já falecida de Cory; e o fato de tê-la achado lhe remete às lembranças tristes de não ter podido fazer nada pela filha, porém servindo de forte estímulo para ajudar na descoberta do assassino. 

A polícia local solicita ajuda do FBI para a investigação do crime, ao que o departamento federal responde enviando apenas uma jovem agente para o caso, Jane Banner (Elizabeth Olsen). Esse fato parece ser uma crítica ao modo como o Estados Unidos trata os seus índios, pois a agente chega sem material algum de trabalho forense, e nem mesmo preparada para o clima do local. 



Num primeiro instante, a forma como a agente chega irrita aos envolvidos com o caso, mas ela acaba ganhando a confiança deles ao demonstrar grande interesse por fazer justiça. Ela passa a analisar a dinâmica da cena do crime, as motivações e o possível suspeito: o namorado da garota. 

Todo o trabalho da agente acaba sendo possível, e até facilitado, pelos esforços e conhecimento de Cory, que por conta de sua atividade se tornou um exímio conhecedor do relevo e do clima daquela região. 

Apesar da melancolia de Cory, ele se mostra incansável e obstinado a chegar ao autor do crime; Jane passa a admirar o caráter de Cory e faz questão que ele participe das operações investigativas. 



No início achei o filme um pouco parado demais, meio morno, mas percebi que era uma forma de revelar a aura daquele local, um tanto abandonado pelo governo, sem opções de atividades de interação humana, ainda mais tendo Jeremy Renner no elenco, que sempre está em filmes de ação. 

Mas um pouco de ação acaba surgindo na tela, juntamente com o suspense, levando a um final inesperado. Gostei da atuação do casal protagonista, principalmente de Renner, que se veste de um personagem mais triste, que busca forças de onde nem mais achava existir.

Recomendo!!


3 comentários

  1. deve ser um filme muito interessante.. Ou livro:)

    Hoje:- Tocar-te-ei, sem limites, qualquer canção .

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta -Feira

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti, mas gostei bastante do enredo. Obrigada pela dica 👏👏👏.
    Quando assistir volto aqui para contar o que achei.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jr!
    Eu adoro suas dicas de filmes.
    Não conhecia este ainda, mas já coloquei na minha lista :)
    O post ficou ótimo, parabéns
    Bjs

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!