[Resenha] A Grande Ilusão

A GRANDE ILUSÃO

Autor: Harlan Coben | Ano: 2017 | Páginas: 304
Editora: Arqueiro | Adicionar ao Skoob



“Você acha que sabe a verdade. A verdade é que você não sabe nada.”

A resenha que trago hoje é do livro A Grande Ilusão, de Harlan Coben. Um ótimo thriller policial, com um final surpreendente.

A história gira em torno de Maya, uma ex-militar que serviu o exército norte-americano no Oriente Médio e que, após ter vivido um conflito no trabalho, passou a dar aulas de aviação.

Maya  está no pior momento de sua vida, ainda carregando os resquícios da guerra e sofrendo muito com seus fantasmas, ela teve sua irmã brutalmente assassinada e não muito tempo depois, teve também,  seu marido assassinado. 

"As mentiras não morrem nunca. Você até pode tentar sufocá-las, mas elas sempre encontram um jeito de voltar à vida."

Sozinha, com sua filha de dois anos, ela tenta seguir em frente. Mas, a situação que não era das melhores, piora ainda mais quando algumas semanas depois, ao checar as gravações de uma câmera de segurança, ela se depara com uma cena assustadora, o marido, supostamente morto, e a filha brincando, como isso seria possível?


A fita era de uma câmera que ela havia colocado na sala de sua casa após enterrar o marido. Assustada, ela decide ir atrás de respostas, e o que parecia apenas uma investigação de um homicídio, acaba virando uma grande bola de neve de mentiras e descobertas, colocando a sanidade de Maya à prova.

“Confusa era pouco. Ela estava completamente desorientada. Feito um pugilista caído na lona, precisava de tempo pra se recuperar, ficar de pé, antes do nocaute e voltar à luta. Por mais que ventilasse explicações, nenhuma delas tinha vida longa. Nada daquilo fazia sentido.”

O livro é todo narrado em terceira pessoa e acompanhamos as investigações feita por Maya e junto com ela nos surpreendemos com tanta reviravolta em sua vida, que fica difícil de imaginar. Afinal, até onde iam as verdades? E, até onde tudo não passava de uma grande ilusão? 


Gostei muito da personagem de Maya, apesar de todo trauma com os acontecimentos que a afastaram de sua posição no trabalho, ela é forte e pelo futuro e segurança de sua filha, ela não mede esforços para descobrir o que se passa por detrás de tudo.

“Era muito fácil confiar nos próprios olhos, certo? Era o que todo mundo fazia. Ninguém se achava doido. Doido era sempre o outro. Assim é a natureza humana: nossa perspectiva é a perspectiva que entendemos e que damos por correta.”

A escrita do autor como sempre, me agradou muito! A leitura é bem fluída e as revelações são feitas em um ritmo que prende o leitor, impossível parar de ler. Você quer saber mais e mais. 

E Harlan não entrega os personagens 100%, nós somos instigados a descobrir ou imaginar por nós mesmos também. Mas, uma coisa é certa, muitos deles, e muitas coisas estão ligadas durante a história e quando as pontas começam a se acertar, você fica chocado. Mas não posso falar mais para não dar spoiler.

Só mais uma coisinha!!! Quando você pensa que já está tudo certo, somos surpreendidos por um final inesperado e abrasador. Eu fiquei aflita!

E ai? Vocês estão preparados para a verdade?


9 comentários

  1. Deve ser um livro mesmo curioso:))

    Hoje:- Onde há vontade há um caminho.

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira.

    ResponderExcluir
  2. Ei! Tudo bem?

    Já tinha visto esse livro por aí, mas assim como os comentários sobre Coben são maravilhosos, tudo o que eu li sobre a obra também foi. Adoro o gênero e sou louca para conhecer o autor, depois da sua resenha fiquei com mais vontade ainda! Amo finais arrasadores, já estou curiosa :)

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fê! Fiquei aflita só com a resenha #medo de todos esses acontecimentos!
    Acho que esse livro subiu para o topo da lista dos livros desse autor que quero ler!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com.br

    ResponderExcluir
  4. AMO os livros do harlan Coben <3 Ainda não tenho esse livro na minha coleção, mas em breve terei! \o/
    Tudo o que esse chuchuzinho escreve é genial!! Até minha mãe viciou nos livros dele hehe

    Beijos, lindonaa! Até a proxima! =*

    ResponderExcluir
  5. Os livros desse homem são top demais, não é á toa que ele é o cara.
    Li um livro dele e me apaixonei pela escrita e esse aí já vai para lista.
    Já assistiu a série dele que estreou na Netflix? Eu assisti e amei, bjus, adorei a indicação.

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda. Eu amo de mais o Harlan Coben pela capacidade que ele tem de ligar os pontos. Suas histórias são geniais mesmo quando parecem que são clichês. Esse livro não conhecia, mas com certeza vai para lista. Amo finais bombásticos.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  7. esse livro esta na lista esperando uma oportunidade para ser adquirido por mim a historia parece ser aquele que tipo que nos instiga muita a ler sem parar e isso é bom

    ResponderExcluir
  8. Oi,TUDO BEM ?

    Nossa que resenha maravilhosa, o enredo parece muito intrigante e todos que leem falam muito bem da escrita do autor. Com toda certeza uma ótima dica de leitura e os quotes reforçam muito bem isso.

    ResponderExcluir
  9. Adoro Harlan Coben, seus livros são demais.

    Até mais
    Gustavo

    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!