15 abril 2018

12 meses, 12 cores | Abril Marrom



Olá!!

Como estão?

Mais um mês e mais uma cor para o nosso projeto, e para este mês de abril, eu escolhi o marrom.

Marrom: conforto, segurança e simplicidade

O marrom é a cor da terra e da madeira, por isso é fortemente associado à natureza. A cor também transmite conceitos associados à seriedade e a sensação de maturidade, calma e tranquilidade. É a cor da constância e da disciplina.






O marrom traz como referência a cor da casca da castanha. Sua tonalidade é uma mistura de cor de terra e cor de madeira.

No mês de comemoração da Páscoa, data recheada de símbolos representativos, assim como em quase todas as celebrações religiosas, o ovo também é um símbolo, pois representa o começo da vida. Por isso a escolha do marrom para abril.







Ainda em abril, existem três datas que remetem ao marrom. O Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado dia 15. 

E ainda em 22 de abril foi criado o Dia da Terra e por fim, o Dia Nacional da Caatinga, dia 28.

Três datas de alerta para conscientização da importância do solo e sua conservação.






O Marrom é uma cor predominante no planeta, juntamente com o verde. Marrom é reconfortante e estabilizante, enquanto que o verde é o equilíbrio e rejuvenescimento, o que todos nós precisamos para nos ajudar a lidar com as tensões da vida moderna.




Quando usado em decoração, transmite a sensação de calma, conforto físico e qualidade. No Feng Shui é associado à segurança e prosperidade material.

Segundo a cultura ocidental, o marrom representa seriedade, maturidade, estabilidade e responsabilidade.




A cor marrom também está associada com vida saudável, produtos naturais e orgânicos e qualquer coisa relacionada com o ar livre, agricultura e agropecuária.




E para o mês marrom nossa indicação de leitura serão dois grandes clássicos!

Os Miseráveis, de Victor Hugo.

Um livro bastante tocante e reflexivo, que traça a miséria na França pós Revolução Francesa. A história traz a trajetória de Jean Valjean, que após uma questão de sobrevivência, é preso. O personagem passa por diversas dificuldades e provações levando o leitor a um turbilhão de emoções.

“Enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis.

E a outra indicação é Os Maias, de Eça de Queirós. 

Entre as angústias e alegrias, vividas por três gerações da família Maia, retrata-se nesse primoroso trabalho uma sociedade degradada e carente de uma intelectualidade criadora e produtiva, muito clara nas características da personalidade dos personagens.




Resenha

Meses Anteriores:


Beijos e até o próximo mês!

17 comentários:

  1. Ei! Tudo bem?

    Estou adorando suas postagens com as cores, principalmente por ver suas fotos que estão tão bonitas e dentro do tema :) Não sou muito fã do marrom, mas você conseguiu deixar ele super fofo!

    P.s.: Quero sua edição de Os Miseráveis

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!! Obrigada!!
      Fico feliz que esteja gostando, é uma delícia fazer esse post.
      Ahhh essa edição de Os Miseráveis é maravilhosa!!

      bjs

      Excluir
  2. Adoro saber todas essas curiosidades e associações das cores. Marrom realmente tem tudo a ver com o mês de abril, o início do outono, o signo de Touro regido pelo elemento terra. É uma cor reflexiva que transmite segurança e sobriedade, gosto de usar em dias frios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia! Que bom que está gostando. Bem lembrado do signo de Touro!

      Excluir
  3. Oii Fernanda
    Eu gosto muito desses posts sobre cores e de saber que o marrom é a cor do meu mês. Amo coisas terrosas.
    Eu quero muito ler Os Miseráveis. Li uma vez em versão resumida e gostaria muito de ler completa.
    Beijos.

    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jess é o meu mês também!!!
      Os Miseráveis além de ser uma obra importante da literatura, é um clássico maravilhoso.

      Excluir
  4. Olá legal esse post das cores apesar de que os livros que indicou não ter vontade nenhuma de ler. Não sabia que tinha o dia da terra legal essa informação

    ResponderExcluir
  5. Eu estou muito apaixonada pelas fotos desse post! E amei o texto também. Eu amo marrom e todo mundo diz que é uma cor sem graça. Quando alguém disser isso de novo, vou mostrar seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! que bom!!!
      Verdade, o marrom não é muito citado, mas conheci tanta coisa importante relacionada com a cor com o post. Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  6. Adorei essa postagem de cores, adorei as fotos e o que você escreveu. Eu gosto bastante da cor marrom e adorei saber todos os significados. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê! Que projeto bacana! Adoro estudos sobre as cores, principalmente porque trabalho com direção de arte. Muita gente não liga muito para o marrom, mas eu acho ele uma cor tão forte e presente. Gostei muito de saber tudo isso sobre a cor e já estou ansiosa pelo próximo post. Beijos.

    http://www.abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Gi! Eu me interesso muito pelo significado das cores e tenho aprendido bastante com esse projeto. Volte para o próximo post!

      Excluir
  8. Olá Fê,
    Adoro essas suas postagens com cores, adorei saber mais sobre o marrom e essa relação da cor com o mês de Abril. Amei as fotos e os livros escolhidos também <3
    Realmente quando estou num local que é todo construído em madeira me traz a sensação de tranquilidade e me remete a natureza, são coisas que às vezes não paramos para pensar né, mas que a gente acaba sentindo e a cor também possui uma relação com isso.

    Amei o post!
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post!!!
      O marrom também me traz tranquilidade, como tudo relacionado com a natureza. Espere pelo mês verde ;)

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Adorei o post, de vdd, marrom trás uma harmonia uma sensação aconchegante. Acho lindo livros com capas dessa cor, acho que não tem como errar. Além dos livros antigos serem em capas marrons, amo muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Amei a seleção :) nunca vi a cor marrom dessa forma!
    Realmente é muito simbólica.
    As indicações literárias eu curti tb, já anotei e lerei. Vou ficar mais feliz se achar nessas edições hehehe

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!

© Conduta Literária ♥ 2017 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo