[Resenha] Noah Foge de Casa


NOAH FOGE DE CASA
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2011
Páginas: 200
Skoob


SinopseNoah tem oito anos e acha que a maneira mais fácil de lidar com seus problemas é não pensar neles. Quando se vê cara a cara com uma situação muito maior do que ele próprio, o menino simplesmente foge de casa, aventurando-se sozinho pela floresta desconhecida.
Logo, Noah chega a uma loja mágica de brinquedos, com um dono bastante peculiar. Ele tem uma história para contar, uma história cheia de aventuras que termina com uma promessa quebrada, uma história que vai levar o fabricante de brinquedos a pensar sobre o seu passado e Noah a pensar sobre aquilo que deixou para trás.
Em seu primeiro livro juvenil desde o best-seller O menino do pijama listrado, o escritor irlandês John Boyne cria um mundo que mistura contos de fadas com os problemas mais cotidianos de um garoto comum. Esta fábula leve e inteligente prende os leitores presos até o final com dois grandes mistérios: por que Noah fugiu de casa e quem é o fabricante de brinquedos?


Olá!!!

A resenha de hoje é pelo desafio Cultura e o tema seria um livro onde o protagonista foge de casa, como sempre tive curiosidade de ler esse livro do John Boyne, foi meu escolhido da vez.

Noah, um garotinho de oito anos, para esquecer seus problemas acha que a solução seria viver uma grande aventura e com isso, um dia ele acorda bem cedinho e foge de casa. 

Sem um roteiro certo ele passa por algumas cidades afim de encontrar algo interessante e que se sentisse bem para poder ficar. Só que no caminho ele passa por algumas situações inusitadas até que, na terceira cidade, ele encontra alguma receptividade. 




Nessa cidade ele se depara com  uma árvore um tanto peculiar e uma loja de brinquedos mais curiosa ainda. Apesar do clima um pouco de mistério, ele resolve entrar na loja e é ai que coisas mais extraordinárias acontecem.


"Os pais podem ter quantos amigos tiverem, podem até ter um burro e um salsicha para visitá-los, mas nada substitui os filhos por perto."

O dono da loja, um velhinho um tanto misterioso, passa a lhe contar histórias, mas não são histórias comuns, são aquelas do tipo muito mágicas sobre si mesmo e seu pai. 

No decorrer do livro as histórias passam a mexer com Noah, fazendo com que ele se abra com seu mais novo amigo e assim, encare sua dura realidade e o que fez com que ele tomasse a decisão de sair de casa.




Mas não pense que vamos saber tudo logo de cara, não vamos. Só vamos entender o que realmente acontece com Noah aos poucos e a identidade do misterioso dono da loja de brinquedos, apesar de algumas pistas deixadas pelo autor, somente no final. 


"Mas todos nós envelhecemos - disse o coelho. - Você mesmo está ficando mais velho. É assim a vida. Os meninos viram homens. E os homens viram velhos."


Confesso que sempre achei que o livro fosse voltado a um público mais infantil, mas na verdade, trata-se de algo mais complexo e um tanto triste de certa forma. A história aborda temas bastante importantes como perdas, promessas, tempo e a importância das pessoas.

Os capítulos são intercalados, onde acompanhamos as histórias do velhinho e de Noah com sua família. O que dá dinâmica na leitura.




Já li outros livros do autor, mas nesse estilo foi o primeiro e fiquei encantada com sua escrita novamente. John consegue prender o leitor dentro de uma história triste mas ao mesmo tempo singela e mágica, tratando algo tão duro de forma mais leve, despertando muitas sensações e emoções durante a leitura.


"... ás vezes é mais simples viver e deixar os outros viverem."


Noah Foge de Casa é um livro maravilhoso com profundo debate sobre coisas da vida pela visão de uma criança, uma forma leve e mágica de encarar e enfrentar nossos próprios medos.

Lindo!! E eu recomendo para crianças e adultos. Você vai se emocionar!


Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!