[Especial do Terror] Edgar Allan Poe




Olá!

Com o intuito de trazer novas perspectivas para o Mês do Terror, no Conduta Literária, passei a buscar algum escritor que, genuinamente, representasse esse tema. 

Edgar Allan Poe é um consagrado autor de histórias horripilantes, e trata desse viés literário como nenhum outro, escrevendo com maestria e destreza diversos contos, que vão combinam suspense e horror na medida certa.


Até então, nunca havia lido nada desse autor; e positivamente fui surpreendido já no primeiro conto, de nome Berenice, que posso descrever como impressionante, tanto pelo seu desenvolvimento, quanto pelo desfecho; com uma tensão do início ao fim, nos perturbando de maneira avassaladora ao final.




O autor tem a capacidade plena de nos mergulhar numa atmosfera sombria, tornando-nos testemunhas de uma mente patológica e de todas as nuances comportamentais capazes de assolar o homem. A hediondez em seus textos apresenta-se não simplesmente para chocar, mas antes para trazer à luz, nas emergências sentimentais e psicológicas humanas, o caráter da loucura e das obsessões, utilizando as alegorias horrendas para descrever e ilustrar os mais distintos graus de alienação.

Também somos surpreendidos em Os crimes da Rua Morgue , desta vez a casualidade é fator determinante nas atrocidades perpetradas à mãe e filha, moradoras da casa em questão. Os corpos dilacerados ocultam um agressor inusitado, em um cenário, aparentemente, impossível de se imaginar a fuga de quem tenha ousado praticar tamanha atrocidade. Neste caso, a sagacidade e a exímia capacidade de observação serão determinantes na solução do enigma.



Já me tornei fã do Edgar Allan Poe; e não tenho como não dizer isso, pois o terror nunca me atraiu. É interessante observar como podemos estar nos privando de uma literatura interessante, pelo simples fato de não experimentar o gênero ou o escritor, seja por preconceito ou cisma. Mas a verdade é que ninguém alcança o patamar de clássico à toa: esses sempre tem algo muito bom a oferecer! 





Um comentário

  1. Ainda não li nenhuma história desse autor!

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!