[Especial Literário] Edições Caprichadas




Olá, pessoal!


É sempre um prazer poder falar novamente com todos os amigos do Conduta Literária, trocar idéias e impressões sobre nossa percepção acerca da literatura e das mais diversas obras.

O cerne de cada livro diz respeito à sua mensagem, à idéia central a ser transmitida; no entanto são muitos os fatores, subjetivos e peculiares, que movem cada um de nós a escolher um determinado exemplar, de uma determinada editora.

Assim, além da história apresentada, nos enchem os olhos também o material utilizado para compor o livro, a arte desenvolvida para a capa, se esta é dura ou flexível, gravuras no interior, folhas coloridas, fonte diferenciada, se com ele vem um estojo para acondicionar (box), ou tantos outros fatores influenciadores na compra.


Para os aficionados por livros às vezes isso é um tormento: você já possui aquela obra e simplesmente a relançam numa edição muito mais bonita e caprichada. Daí você se vê “obrigado” a comprar novamente. Como resistir a essa tentação? Caso alguém saiba, nos responda, por favor.

Não dá para ser super racional o tempo todo, até porque o campo do desejo é uma das características exclusivas do ser humano. Por isso, e porque os livros já estão na estante, mesmo, é que nessa postagem vou colocar algumas dessas edições caprichadas, pelas quais temos carinho especial.

Aproveite e nos diga de qual dessas, a seguir, você mais gostou, ou se tem alguma aí na sua estante que você tenha adquirido não só pelo texto em si, mas também pela beleza da edição.

Relacionamos, e isso foi bem difícil de fazer, cinco caixas com obras de escritores de peso: 



- Obra Poética de Fernando Pessoa em 2 volumes. 

A vasta produção de Fernando Pessoa, um dos mais célebres poetas em língua portuguesa, ganha uma nova edição pela Nova Fronteira, dividida em dois volumes contidos em boxe de luxo. A obra contempla os poemas escritos por Pessoa como ele mesmo e como outros poetas que criou, seus famosos heterônimos Alberto Caeiro, Recardo Reis e Álvaro de Campos, além da produção poética do autor em língua estrangeira e de algumas de suas traduções.



- Guerra e Paz de Liev Tolstoi. 

Guerra e Paz descreve a campanha de Napoleão Bonaparte na Rússia ao mesmo tempo em que acompanha os amores e aventuras de Natacha, Andrei, Pierre, Nikolai, Sônia e centenas de coadjuvantes, não menos marcantes. Com este trabalho, que lhe tomou três anos de dedicação, o também escritor Rubens Figueiredo ganhou o prêmio da APCA de melhor tradução do ano.



- Todos os Romances e Contos Consagrados de Machado de Assis. 

O primeiro volume do box Todos os Romances e Contos Consagrados contém os quatro romances iniciais de Machado de Assis, que compõem o que se convencionou chamar de fase romântica do escritor: Ressurreição, A mão e a luva, Helena e Iaiá Garcia. No segundo volume, as obras-primas de Machado de Assis, que para muitos críticos representariam a introdução do realismo no Brasil: Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro. O terceiro volume é composto pelos dois últimos romances escritos pelo Bruxo do Cosme Velho — em que aparece a figura do conselheiro Aires, espécie de alter ego do escritor — e por uma seleção dos seus contos mais famosos.



- Os Trabalhadores do Mar de Victor Hugo. 

Traduzido por Machado de Assis, o livro conta a história de Gilliat, um jovem trabalhador rejeitado pela comunidade onde vive que se apaixona por Déruchette, a bela sobrinha do armador Lethierry. Para conquistar a jovem, Gilliat enfrenta uma batalha com a natureza para recuperar o motor do navio naufragado de Lethierry, um vapor, grande invenção da época. A ilha de Guernesey, onde a trama se passa e onde Victor Hugo viveu num exílio auto infligido, serve de palco mundano para um drama de questões profundas. O livro inclui capítulos não publicados na primeira edição brasileira, traduzidos pela poeta Marília Garcia, e ilustrações feitas pelo próprio Victor Hugo.



- Ilíada e Odisseia de Homero. 

Ilíada e Odisseia são os maiores clássicos da literatura ocidental. Seus elementos míticos influenciaram a cultura através dos séculos e ainda conseguem dialogar com leitores de hoje. A Editora Nova Fronteira traz ao mercado uma edição especial dessas obras-primas de Homero, num boxe de luxo, com a famosa tradução de Carlos Alberto Nunes. Ilíada é considerada uma obra-prima da poesia épica. Verdadeiro marco da literatura ocidental, o grande poema narra, em 24 cantos, os episódios do nono ano da famosa Guerra de Troia. As batalhas iniciadas quando Helena, esposa do rei de Esparta, é raptada por Páris, príncipe de Troia, desencadeiam também um duelo entre deuses e humanos. Ao romper os limiares do tempo, Ilíada chega aos dias de hoje como um livro indispensável. Odisseia é uma das mais inspiradas a venturas já criadas pelo espírito humano. O grande poema conta o regresso de Odisseu à sua terra natal, após dez anos de conflitos na Guerra de Troia. O herói grego, com astúcia, inteligência e força, vive episódios memoráveis em busca da reconquista de seu território e do amor de sua esposa, Penélope. A história narrada por Homero continua conquistando gerações de leitores e é considerada um clássico da literatura mundial.


Espero que tenham gostado desse especial.

Até a próxima!




2 comentários

  1. Concordo totalmente com você quanto a edições bonitas haha. Um livro em capa dura, jacket, corte de página colorido... tudo isso influencia na hora da compra, ainda mais se tiverem várias edições a nosso dispor. Isso sempre me lembra as minhas lindas edições da coleção da Srta. Peregrine; a editora souve bem como "vender o peixe", pois parecem vindas da gringa haha. Ah, também não dá pra não citar a DarkSide Books e a Zahar :D Pra mim, todas as edições tem de ser caprichadas, e isso inclui uma capa dura e uma folha de guarda bonita :)

    ResponderExcluir
  2. Realmente quando a arte do livro é bem ilustrada atrai mais a atenção dos leitores e quando já tem o livro na estante bate a curiosidade de saber se algo mudou na nova edição...Achei bem legal você falar sobre livros clássicos parabéns!!!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!