[Resenha] Uma Amizade Sincera


Conto: Uma amizade Sincera
Autora: Clarice Lispector


Oie!

Hoje é dia do Desafio Literário Clarice-se do qual eu participo. E a resenha de maio é sobre o conto Uma Amizade Sincera.

O conto narra o cotidiano da amizade entre dois amigos - as confidências, a partilha de ideias, a convivência entre os dois. O que difere no conto é que, os momentos que comumente são valorizados em uma amizade convencional, é tido como um desconforto pelo amigo narrador. 

O narrador conheceu o amigo em seu último ano de escola e de lá pra cá tornaram-se inseparáveis.  Quando não estavam juntos, a troca de confidência era feita por telefone ou mensagens.

O tempo traz o desgaste natural das coisas e na tentativa de resgatar a amizade, ambos vão morar sob o mesmo teto. 


"Queríamos tanto salvar o outro. Amizade é matéria de salvação."


Mas o que parecia ser a salvação acaba distanciando ainda mais um do outro.  A alegria inicial dá espaço a falta de assunto. Só restava a amizade e nada mais. 

Toda tentativa de uma aproximação, pela busca de assuntos é fracassada. O período de férias é angustiante. A solidão, mesmo estando um ao lado do outro, é incômoda demais.

O conto é bem curto, porém traz muita identificação para nossa vida. Quem nunca teve uma amizade que com o tempo foi esfriando? Toda aquela euforia de começo, vai dando espaço a falta de conversa e encontros raros.

Mas, mesmo assim, a amizade não deixou de ser sincera. O distanciamento pode acontecer, mas os momentos passados ficam.

Clarice consegue analisar fatos do dia-a-dia de forma esplendida, a análise do comportamento humano está sempre presente e o toque poético complementam suas obras.



"Sabíamos que não nos veríamos mais, senão por acaso. Mais que isso: que não queríamos nos rever. E sabíamos também que éramos amigos. Amigos sinceros."



Venha participar desse projeto e espalhar a literatura brasileira!

Até o próximo conto!




14 comentários

  1. Ainda não li nada da Clarice, mas sei que quando eu ler vou gostar muito (espero haha).
    http://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Clarissa tem vários quotes legais, né.
    Mas nunca li nenhuma obra completa dela.
    Mas tenho vontade.

    Beijos
    Anne
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  3. Essa capa é tão linda! Gostei muito do post, não li nada dela ainda mas os trechos e frases sempre me cativam!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler as obras de Clarice, e depois da sua resenha, fiquei com mais vontade ainda. Gostei bastante desse conto, e agora quero conhecer os demais!

    Beijos!

    Cuca Literária

    ResponderExcluir
  5. Oiie.
    Eu nunca li nada de Lispector exceto o conto da Menina Ruiva e o Cachorro que não me lembro bem o nome. Mas sinto bastante vontade. Sua resenha me deixou be curiosa em relação a esse.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  6. Conheço poucas obras da Clarice, se não tivesse outros projetos em andamento com certeza iria aderir! Mas já anotei aqui para fazer no futuro próximo.
    Adorei a obra, parece mesmo muito boa e a escrita da autora é ótima!!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Amo a Clarice! Essa obra parece maravilhosa! Você já leu Hora da Estrela? Também é dela e é incrível, vale a leitura! Parabéns pela resenha e pelo blog!
    Beijos!

    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Clarice é uma escritora maravilhosa mesmo! Eu tenho a verdadeira paixão pelos textos dela e com esse conto não poderia ser diferente. Embora eu ainda não o conhecesse, com certeza fiquei curiosa para realizar a leitura. Que bom que você gostou e eu espero ler em breve.

    beijinhos!
    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. É verdade, há tantas coisa que podem esfriar uma amizade, e o tempo é o principal fator. E que ironia a que a Clarice apresenta no conto. Mesmo perto um do outros eles se tornam ainda mais distantes.

    Beijooos
    https://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. A cada post sobre a Clarice que leio fico mais louca para ler alguma obra dela, mas nunca tive a oportunidade.

    ResponderExcluir
  11. Amiga, se tivesse visto antes te juro que participaria! Agora, já no fim dote e será uma das leituras que me permitirei ler em janeiro! Parabéns pelos belíssimos projetos! Palmas pra vcs!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Adorei as pois uma amizade sincera não tem preço

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. A chave do conto está no quarto período do primeiro parágrafo: "Há tanto tempo precisávamos de um amigo.."
    A amizade era sincera, mas seria ela verdadeira? Nesse ponto, interessante ler o capítulo DA AMIZADE, na obra Ensaios, de Michel de Montaigne. Há também os conceitos de amizade tratado por Aristóteles, em destaque a amizade desinteressada.
    Montaigne relata a sua amizade com Étienne de La Boétie, afirmando a famosa "uma alma em dois corpos". "Porque era eu, porque era ele .

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!