24 maio 2017

[Resenha] Uma Amizade Sincera


Conto: Uma amizade Sincera
Autora: Clarice Lispector


Oie!

Hoje é dia do Desafio Literário Clarice-se do qual eu participo. E a resenha de maio é sobre o conto Uma Amizade Sincera.

O conto narra o cotidiano da amizade entre dois amigos - as confidências, a partilha de ideias, a convivência entre os dois. O que difere no conto é que, os momentos que comumente são valorizados em uma amizade convencional, é tido como um desconforto pelo amigo narrador. 

O narrador conheceu o amigo em seu último ano de escola e de lá pra cá tornaram-se inseparáveis.  Quando não estavam juntos, a troca de confidência era feita por telefone ou mensagens.

O tempo traz o desgaste natural das coisas e na tentativa de resgatar a amizade, ambos vão morar sob o mesmo teto. 


"Queríamos tanto salvar o outro. Amizade é matéria de salvação."


Mas o que parecia ser a salvação acaba distanciando ainda mais um do outro.  A alegria inicial dá espaço a falta de assunto. Só restava a amizade e nada mais. 

Toda tentativa de uma aproximação, pela busca de assuntos é fracassada. O período de férias é angustiante. A solidão, mesmo estando um ao lado do outro, é incômoda demais.

O conto é bem curto, porém traz muita identificação para nossa vida. Quem nunca teve uma amizade que com o tempo foi esfriando? Toda aquela euforia de começo, vai dando espaço a falta de conversa e encontros raros.

Mas, mesmo assim, a amizade não deixou de ser sincera. O distanciamento pode acontecer, mas os momentos passados ficam.

Clarice consegue analisar fatos do dia-a-dia de forma esplendida, a análise do comportamento humano está sempre presente e o toque poético complementam suas obras.



"Sabíamos que não nos veríamos mais, senão por acaso. Mais que isso: que não queríamos nos rever. E sabíamos também que éramos amigos. Amigos sinceros."



Venha participar desse projeto e espalhar a literatura brasileira!

Até o próximo conto!




10 comentários:

  1. Ainda não li nada da Clarice, mas sei que quando eu ler vou gostar muito (espero haha).
    http://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Clarissa tem vários quotes legais, né.
    Mas nunca li nenhuma obra completa dela.
    Mas tenho vontade.

    Beijos
    Anne
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  3. Essa capa é tão linda! Gostei muito do post, não li nada dela ainda mas os trechos e frases sempre me cativam!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler as obras de Clarice, e depois da sua resenha, fiquei com mais vontade ainda. Gostei bastante desse conto, e agora quero conhecer os demais!

    Beijos!

    Cuca Literária

    ResponderExcluir
  5. Oiie.
    Eu nunca li nada de Lispector exceto o conto da Menina Ruiva e o Cachorro que não me lembro bem o nome. Mas sinto bastante vontade. Sua resenha me deixou be curiosa em relação a esse.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  6. Conheço poucas obras da Clarice, se não tivesse outros projetos em andamento com certeza iria aderir! Mas já anotei aqui para fazer no futuro próximo.
    Adorei a obra, parece mesmo muito boa e a escrita da autora é ótima!!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Amo a Clarice! Essa obra parece maravilhosa! Você já leu Hora da Estrela? Também é dela e é incrível, vale a leitura! Parabéns pela resenha e pelo blog!
    Beijos!

    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Clarice é uma escritora maravilhosa mesmo! Eu tenho a verdadeira paixão pelos textos dela e com esse conto não poderia ser diferente. Embora eu ainda não o conhecesse, com certeza fiquei curiosa para realizar a leitura. Que bom que você gostou e eu espero ler em breve.

    beijinhos!
    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. É verdade, há tantas coisa que podem esfriar uma amizade, e o tempo é o principal fator. E que ironia a que a Clarice apresenta no conto. Mesmo perto um do outros eles se tornam ainda mais distantes.

    Beijooos
    https://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. A cada post sobre a Clarice que leio fico mais louca para ler alguma obra dela, mas nunca tive a oportunidade.

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!

© Conduta Literária ♥ 2017 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo