[Especial Literário] José de Alencar

Olá meus queridos,

Hoje é um dia muito especial, em que nosso escritor José de Alencar, nascido no Ceará em 1º de maio de 1829, estaria completando 188 anos.




O escritor brasileiro, José de Alencar, pode ser considerado como o precursor do romantismo no Brasil dentro das quatro características: indianista, regional, histórico e psicológico.

Além de escritor, atuou também, como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça. Tendo aos 26 anos publicada sua primeira obra: "Cinco Minutos".

O autor, com estilos variados, porém utilizou muito o tema do índio e do sertão do Brasil em suas obras, Alencar valorizava muito nossa língua.




Dentre suas obras, que abordam o cotidiano, destacam-se: Diva, Lucíola e A Viuvinha. E dentre as obras regionalistas: O Tronco de Ipê, O Gaúcho, O Sertanejo e Til. Dos romances históricos: As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates.



As obras indianistas que apresentam o índio de forma idealizada, tendo o homem branco como vilão e o índio como homem bom e puro, destacam-se: Iracema, Ubirajara e O Guarani.

Em O Guarani - como em Iracema - o autor busca adequar o modelo literário com a realidade nacional. É a consolidação da figura do herói tipicamente brasileiro e, mais uma vez, a figura do índio é idealizada.






.  
Fatos marcantes da história também foram presença marcante nas obras do autor, que falou da colonização e da exploração do ouro.
O interior de São Paulo, os pampas gaúchos e o sertão também foram retratados em seus romances. Inspiradas em sua própria infância.
José de Alencar morreu em 1872 de tuberculose. E, anos mais tarde, foi homenageado como patrono da cadeira de número 23 na Academia Brasileira de Letras.



4 comentários

  1. Eu já tive que fazer um seminário sobre o livro Iracema, não li ele todo mas pretendo.
    www.agendaleatoria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post!
    é ótimo a divulgação de grandes escritores da literatura.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. É sempre bom ver os blogs literários incentivando a literatura brasileira.

    Beijos,
    Versos da Alma.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada do autor ainda, mas sei da importância e de sua posição marcante na literatura brasileira, ele é um clássico! É sempre relevante postagens assim, em que nos orgulhamos de nossa cultura literária e incentivamos a leitura dos mesmos.

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!