[Resenha] Teias da Vida - O Regresso


TEIAS DA VIDA - O REGRESSO
Autor: Edvaldo Araújo dos Reis
Editora: Scortecci
Ano: 2017
Páginas: 154
Skoob

Livro cedido em parceria com a Editora
SinopseInspirado em acontecimentos que, para muitos, são ditos como acasos, este romance tenta mostrar que há uma força maior capaz de unir pessoas, principalmente através de pequenos detalhes que, às vezes, passam despercebidos. Eduardo, um estudante de Física da Universidade Federal da Bahia, rapaz humilde, cheio de sonhos e fascinado pelo espaço, não tinha ideia de que um simples esbarrão poderia mudar completamente a sua vida. Teias da vida – o regresso narra um romance repleto de ambições, intrigas e vingança, desencadeado após a morte de um ente querido de Eduardo.
Aos poucos, as personagens vão percebendo a existência de um entrelaçamento entre o passado e o presente, com as revelações que, ao longo da trama, são desvendadas. Compreendem a existência do amor puro e que ele está acima de tudo. Entendem, de alguma forma, que os acasos vão tornando-se providências e tudo faz parte da grande teia da vida. Através de uma narrativa simples, o leitor é surpreendido, a cada momento, com essas revelações, sendo levado a um singular e extemporâneo final.




Oie!

Hoje trago para vocês a resenha do primeiro livro em parceria com a Editora Scortecci.

Teias da Vida - O Regresso, do autor Edvaldo Araújo dos Reis, chamou minha atenção desde sua sinopse e após encerrar a leitura, me senti gratificada com uma trama maravilhosa.

A história gira em torno da vida de Eduardo, estudante de física, digitador em uma grande empresa de sua cidade e que vive com seus pais e irmãos. Ele é um rapaz humilde, filho amoroso e bastante sonhador.





Logo no início da trama, ao chegar à Universidade, ele esbarra em uma das estudantes, deixando o material de ambos caírem no chão. Desde o primeiro momento em que bate o olho na garota, Eduardo sente algo diferente, como se já a conhecesse. Ela não sai de seus pensamentos desde então.

Mas, infelizmente, uma tragédia se abate sobre a família de Eduardo. Ele perde um de seus irmãos em um acidente.

De família muito religiosa, eles buscam consolo na doutrina espírita juntamente com a amiga, dona Georgina, que os ajuda e consola nesse momento tão difícil.

Em uma noite de palestra no centro espírita, dona Georgina apresenta sua sobrinha Débora para Eduardo, que para sua surpresa é a garota que não sai de seus pensamentos.

Com o tempo Eduardo consegue vencer sua timidez e se declara para Débora, iniciando um namoro. E é aí que as coisas começam a acontecer. Débora é de família rica e uma mãe um tanto esnobe, que para piorar é dona da empresa onde Eduardo trabalha.




O livro mostra obstáculos impostos pela vida por uma questão de diferenças e pensamentos de superioridade e egoísmo, a vaidade e ganância, e que podem trazer consequências desastrosas. Até onde vai a maldade do ser humano para conseguir o que quer, mas não se deve esquecer que há o amanhã, a colheita de tudo que plantamos.


"Quando duas almas unem-se por laços que estão além da matéria, nunca o material terá o poder de separar."


Eduardo é um personagem cativante e um exemplo a ser seguido. A mensagem passada por ele é para refletir e levar para nossa vida. Sua evolução é incrível. O amor, a amizade e sobretudo o perdão são retratados de forma bastante forte no livro.

Essa foi uma leitura muito emocionante e cheia de aprendizados para mim. Me emocionei em diversos momentos e no final não aguentei. Que final, que lição, confesso que me levou as lágrimas.

Embora trata-se de um livro que fale e esclarece aspectos dentro do espiritismo, em momento algum o autor tentar doutrinar o leitor ou leve a crer de se tratar de uma obra espírita, pelo contrário tudo é colocado de forma sutil.




Gostei também que ao início de cada capítulos temos uma mensagem de abertura. 

Não conhecia o autor antes do livro e gostei muito de sua escrita. Leitura forte, fluída, personagens bem construídos e não deixou uma ponta solta. 

Não sei dizer se terá uma continuação ou não, mas torço para que tenha. Com certeza, será muito bem vinda!


"Os acasos não existem, tudo é providência. É preciso ter fé."



18 comentários

  1. Muito obrigado pela resenha, muito bem redigida e sincera! Realmente você sentiu o que eu quis transmitir! Haverá uma continuação sim, está sendo escrita. Muitas emoções ainda virão. Obrigado, mais uma vez!🙌🏻🙏🏻❤️❤️

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Fê! É ótimo quando um livro te surpreende positivamente! Deu pra perceber que vc se envolveu :D

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, amigo! Espero que um dia ele possa surpreender você também! Obrigado pelo comentário! Muita paz e muita luz!

      Excluir
  3. Sou apaixonada pelo espiritismo mas não consegui me sentir interessada pelo livro, mas adorei os detalhes da capa e gostei muito de sua resenha! Parabéns!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Caroline, tudo bem? Que bom que a capa chamou a sua atenção! Tentei encaixá-la o mais próximo possível da narrativa! Uma pena não querer lê-lo! Quem sabe algum dia?! Gostaria muito eu você o lesse! ❤️Muito obrigado pelo comentário! ❤️❤️ Muita luz!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Gostei da sua resenha.
    Eu não conhecia esse livro, fiquei bem interessada... Gostei da capa e da premissa.
    Vai para a minha lista.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem, kethlyn? Espero que possa fazer a leitura do livro e que ele a agrade e possa transmitir o que eu, realmente, quis expressar! Tenha uma excelente noite! 🙏🏻🙌🏻❤️ Paz e amor!!

      Excluir
  5. Ola, Fê!
    Muito boa sua resenha! Eu adoro livros que retratam o destino desse modo. Eu acredito que quando é pra acontecer, vai acontecer no tempo certo. Acho que todo mundo nasceu destinado pra alguem. Fiquei curiosa pra saber mais do livro!
    Beijos,
    Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Yasmim, tudo bem? Obrigado pelo comentário! Espero que um dia possa lê-lo e exponha a sua sincera é importante opinião! Muita paz e muita luz! Obrigado!🙌🏻🙏🏻❤️

      Excluir
  6. Olá tudo bem?
    Lendo sua resenha vi que o livro aborda temas fortes como a ganância e o pensamento de superioridade. Achei os personagens bem cativantes mas não leria porque tem uma puxada para o espiritismo e eu sou cristã. Vou indicar o livro para uma pessoa que cultua essa religião e que vai gostar muito.

    Beijinhos!
    http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Boa noite, Camila, tudo bem? Muito obrigado pelo comentário! Eu também sou cristão! Somente pelo fato de você indicar a seus amigos, já é gratificante. Como dizia Hermann Hesse, " Ler um livro é para o bom leitor conhecer a pessoa e o modo de pensar de alguém que lhe é estranho. É procurar compreendê-lo e, sempre que possível, fazer dele um amigo." Tenha uma excelente noite! Muita paz e muita luz! Que Deus nos abençoe!🙏🏻❤️🙌🏻❤️😍

      Excluir
  7. Oiie.
    Eu normalmente não leio livros com a temática exposta e não tenho certeza se leria. Apesar de perceber que o autor não força nada, achei a premissa interessante, mas momento não é para mim.
    De qualquer maneira gostei bastante da forma com o qual tu expôs tua opinião. Parabéns.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  8. Oiii,
    essa capa é tão linda! E parece ser uma leitura interessante, amo livros que faz o leitor refletir. Eu sou cristã, e apesar de o livro ter uma ambientação espírita, eu leria. Sou aberta a quase todo tipo de leitura, só não leio auto-ajuda e erótico, mas o resto manda pra mim! kkkk. Gostei da sua resenha e o livro vai pra minha lista de desejados.
    Um abraço e muito sucesso pra você e pra o autor. <3

    ResponderExcluir
  9. Ola Fê, que livro lindo!!! Sim, eu amo livros que nos mostram o real sentindo da vida e como ela é trabalhada a nossa volta, como realmente por pequenas coisas as pessoas mostram o quanto podem ser egoístas, medíocres!!! Eu já li muitos livros espiritas e os amo, esses livros de forma alguma vão pressionar o leitor a seguir ou fa-lo duvidar de suas crenças religiosas, livros como esse apenas, abre sua mente para o novo, para o verdadeiro, é uma dádiva ler um livro bem escrito e principalmente quando nos passa grandes lições, feliz que você tenha gostado!!! Vou pesquisar a respeito!!
    Com carinho
    One

    https://onebooksoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro obras que nos fazem refletir, achei muito interessante e acho que vou procurar saber mais sobre ele dps <3
    Beijo!
    coresliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei capa, título, sinopse... Então acho que iria adorar o livro também. Espero ter a oportunidade de lê-lo. Beijos.
    www.v3rsosdaalma.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!